gtag('config', 'AW-1066184524'); Quanto custa desmotivar?

R. da Consolação, 222 – 19º andar

Consolação - São Paulo/SP

CEP.: 01302-901

+55 11 3289-5797

+55 11 3284-4976

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
Buscar
  • V2 Consulting

Quanto custa desmotivar?


Uma das certezas que todos nós temos no ambiente de competição em que vivemos é que, sem motivação não chegaremos a lugar algum.


Os contact centers, em sua grande maioria, investem continuamente em campanhas motivacionais, tentando extrair sempre um algo a mais das pessoas. Mas, é interessante como essa questão da motivação toma formas diferentes para cada profissional, conforme o momento.


Se você perguntar a um desempregado, qual a motivação dele para a vida, talvez ele responda algo como: “Está difícil. Mas se eu tivesse um emprego...”. De repente, essa pessoa arruma o esperado emprego e deixa para trás a angústia de não ter uma ocupação e uma remuneração. Só que poucos meses depois, ele começa a dar sinais de que falta algo, sua produtividade cai, a empresa já não parece tão interessante como se mostrou na época da sua contratação, seu gestor também já não parece tão legal, o salário é menor do que o pretendido, enfim, uma nova realidade. A partir daí, esse tipo de situação pode deixar de ser um sentimento individual e passar a ser coletivo, entrando em cena as ações motivacionais.


Se as condições que satisfaziam no momento da contratação já não satisfazem mais, é por que algumas das questões que podemos tratar como básicas para que as pessoas se auto-motivem naturalmente deixaram de ser percebidas ou valorizadas. Quando a empresa faz uma campanha motivacional ela quer neutralizar os pontos de incômodo, fazendo com que todos entrem em uma mesma sintonia rumo a um objetivo comum. Mas, assim como as campanhas tem data para iniciar e terminar, os seus resultados também permanecem somente durante um certo período. É como se você utilizasse um super turbo em um veículo durante alguns minutos. Nesse tempo ele irá voar, mas se mantiver o turbo acionado o tempo todo o motor irá fundir!


Campanhas devem ser usadas com cautela, esporadicamente, para serem eficazes. Pessoas que tomam todos os dias um mesmo remédio, podem não sentir o seu efeito após um tempo e esse risco com a realização desenfreada de campanhas.

1 visualização