gtag('config', 'AW-1066184524');
Buscar
  • V2 Consulting

Quando é preciso inovar?


De uns tempos para cá Inovação virou “O tema” em discussão no mercado corporativo.


Fala-se até em Gestão da Inovação.


Como o termo é imponente e significa tudo o que todas as empresas querem, muita gente começa a colocar isso em suas conversas, artigos e palestras.


A pergunta é: será que todos precisam inovar?


Eu, particularmente, acredito em conceitos evolutivos quando se fala em buscar resultados melhores. No entanto, existe um ponto de partida para a decisão de inovar ou não que é: Onde se quer chegar? E essa resposta pode vir de um concorrente que faz melhor do que a sua empresa, da necessidade de se atingir um determinado patamar por exigência do mercado ou pela necessidade de se buscar uma meta que viabilize novos negócios para a empresa.


A partir de um alvo, precisamos avaliar a nossa performance atual. Quando vemos que essa performance apresenta grande espaço para melhorias, com possibilidade de se atingir as metas, a empresa pode utilizar o conceito de melhoria contínua para chegar lá. No entanto, quando a empresa precisa dar um salto relativo em um prazo curto ou os esforços em melhoria contínua já não indicam mais avanços interessantes, deve-se começar a atuar com foco em inovação.


Inovar significa romper conceitos, quebrar paradigmas, determinar novos padrões, mas fazer isso é muito mais difícil do que melhorar as coisas gradativamente. Em termos de tecnologia e disponibilidade de informação e conhecimento temos hoje um enorme campo de exploração para a inovação, mas quando falamos que nada muda sem as pessoas, lembramos que é muito difícil fazê-las mudar da água para o vinho rapidamente, é preciso comunicar, conscientizar, treinar, acompanhar e, mesmo assim, sabe-se que parte do publico não se engajará.


Está pensando em inovar? Então comece desde já a preparar o terreno.

0 visualização

R. da Consolação, 222 – 19º andar

Consolação - São Paulo/SP

CEP.: 01302-901

+55 11 3289-5797

+55 11 3284-4976

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco