gtag('config', 'AW-1066184524');
Buscar
  • V2 Consulting

Perder tempo é dinheiro


“Tempo é dinheiro!” Este é um dito popular antigo, repetido até os dias de hoje para alertar que se ficarmos parados não produziremos nada e, conseqüentemente, não ganharemos dinheiro. Pois bem, nos tempos atuais sugiro criarmos uma nova versão, complementar a essa, que seria “Perder tempo é dinheiro!”.


Você já reparou quantos recursos são desperdiçados pelas empresas, muitas vezes despercebidamente e já incorporados ao seu dia a dia? Não há nada pior em uma empresa do que acostumar-se com falhas ou, pior, integrá-las em suas estratégias e em seu orçamento.


O interessante é que quando falamos em desperdício, as pessoas visualizam montes de materiais que sobram num canto da empresa, uma área cheia de produtos refugados ou defeituosos sem utilidade, pilhas de papeis e por aí vai. Vinculam o desperdício a questões visuais. Mas o perigo está naquilo que parece normal, mas não é.


Quantas reuniões são realizadas sem objetivo definido, quantos planos de ação que movimentam várias pessoas e recursos demonstram-se ineficazes ao que se pretendia, quantas atividades sem valor são mantidas porque um dia alguém as criou, quantos relatórios são gerados sem que ninguém os olhem, quantos feedbacks são aplicados sem produzir efeito, enfim, jogamos muito tempo fora com atividades de pouco ou nenhum valor agregado para o negócio.


Eliminar essas atividades é ganhar tempo para, de fato, produzir mais ou, se for opção da empresa, reduzir custos e alcançar melhores índices de produtividade.


Quando escrevo que isso pode reduzir custo, alguém pode pensar que é melhor não mexer senão poderá perder seu emprego, mas tão nocivo quanto uma empresa ter atividades sem valor agregado é um profissional gastar o tempo de sua carreira fazendo coisas para as quais a empresa não dá valor.

0 visualização

R. da Consolação, 222 – 19º andar

Consolação - São Paulo/SP

CEP.: 01302-901

+55 11 3289-5797

+55 11 3284-4976

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco