gtag('config', 'AW-1066184524'); O Turnover e a Gestão do Conhecimento

R. da Consolação, 222 – 19º andar

Consolação - São Paulo/SP

CEP.: 01302-901

+55 11 3289-5797

+55 11 3284-4976

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
Buscar
  • V2 Consulting

O Turnover e a Gestão do Conhecimento




Em tempos de foco nos ativos intangíveis das empresas, aqueles difíceis de mensurar e que fazem as empresas evoluírem, temos no setor de relacionamento com clientes, principalmente nos contact centers terceirizados, um grande inimigo para a gestão do conhecimento: o turnover.


O turnover poderia não ser um inimigo se as empresas tivessem grande domínio da informação, dos conhecimentos sobre o seu negócio e, principalmente, se a troca desse conhecimento, que gera o aprendizado, fosse intensamente compartilhada dentro da organização. Infelizmente isso não acontece, o que significa que o conhecimento das empresas ainda está concentrado nas pessoas.


Quando sai um colaborador da organização, principalmente um gestor, vai com ele uma gama de informações e conhecimentos que podem parar no concorrente. E o pior, é que a empresa pode não ficar com quase nada, apesar de todos os investimentos que tenha feito em treinamentos, pesquisas e outras ações que desenvolveram este profissional. A culpa e desse profissional? Não! A culpa é da própria empresa que tem se preocupado pouco com isso, como se o turnover fosse facilmente resolvido com a substituição de uma pessoa por outra.


Reter e gerenciar conhecimento passa, inevitavelmente, por competência na retenção dos bons profissionais.

0 visualização