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Não Confunda Correção com Prevenção!


Olá Qualinauta!


Em um dos fóruns que participo sobre Qualidade, ao longo desta semana, presenciei uma discussão saudável sobre o que é Ação Corretiva e Ação Preventiva segundo a norma NBR ISO 9001:2000.


Essa é uma questão que sempre gera confusão para as pessoas, até porque desde criança aprendemos que quando fazemos algo para evitar que alguma coisa aconteça, estamos nos prevenindo, certo? Na linguagem do dia-a-dia está correto, mas segundo o conceito da norma não é bem assim.


Para a norma NBR ISO 9001:2000, uma vez que algo indesejado aconteceu, não é mais possível agir preventivamente. Identificada uma não-conformidade (problema ou falha de algum requisito especificado), a ação deve se seguir em duas etapas. Primeiramente, deve-se identificar e eliminar os efeitos do problema ocorrido para que tudo volte à normalidade ou a padrões aceitáveis de desempenho. Exemplo: quando ocorre um incêndio, a primeira coisa é apagá-lo. Para a ISO, isso não é uma “Ação Corretiva” mas uma “Disposição Imediata” ou “Ação Imediata”. Ao mesmo tempo, não é porque o fogo foi extinto que a situação está plenamente resolvida, é preciso entender as suas causas e agir para se evitar que isso volte a ocorrer, concorda? Pois bem, essa ação de eliminar as causas é a chamada Ação Corretiva.


Veja que, por este conceito da norma, muitas pessoas chamam a Disposição Imediata de Ação Corretiva e a Ação Corretiva de Ação Preventiva, o que não está correto.

A Ação Preventiva é estabelecida quando se visualiza o risco de algo acontecer mas, importante, algo que nunca ocorreu! É uma ação que exige esforço de análise e criticidade para se identificar.


Como curiosidade, uma empresa não consegue obter uma certificação ISO 9001:2000 se não tiver registro de Ação Preventiva. Na verdade, nenhuma empresa pode evoluir adequadamente somente atuando corretivamente. É preciso antever e gerenciar riscos e situações que possam trazer ônus, fortalecendo e melhorando a confiabilidade da marca, a produtividade interna e a qualidade de produtos e serviços.


Em breve falaremos sobre Gestão de Riscos, uma competência que vem crescendo nas organizações, impulsionada pelos conceitos de Governança Corporativa.

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