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Mudança de cultura: o grande desafio das empresas!


Temos comentado em algumas mensagens que o grande desafio na implantação de um modelo de gestão focado em resultados é a chamada “mudança cultural”. E esse desafio é maior ou menor conforme o estágio da empresa. Quando a empresa passa por uma fase difícil, com queda de faturamento, de rentabilidade e tudo mais, esse desafio exige uma ação que gere rápida reação, é o que alguns chamam de “Choque de Gestão”. Como o próprio nome diz, algo de impacto para “acordar” e fazer a empresa reagir a tempo de evitar mais perdas.


Infelizmente, o ser humano só percebe a necessidade de mudança nos momentos de crise. Tem gente que só lembra de Deus, de orar, quando se vê em apuros. O mesmo acontece com parte dos empresários, que só decidem mexer com a cultura da sua empresa quando está em situação crítica. Isso porque tal decisão envolve, principalmente, que ele mesmo esteja preparado para mudar. Se ele não estiver disposto, não há quem resolva a questão!


Mas quando o empresário decide por mudar para sobreviver e se destacar no mercado, começa a etapa 2: mudar a cultura da empresa como um todo. Fazer com que todos, principalmente os gestores, mudem de comportamento, de atitude e de visão, é tarefa das mais difíceis. “Pensar global e agir local” é um dos princípios a serem trabalhados nesse contexto, o que cria um conflito entre o objetivo pessoal e o coletivo.


Quantas pessoas estão dispostas a pensar primeiro na empresa e depois em si? Pergunta de difícil resposta, porque se invertermos a situação teremos uma outra pergunta enigmática: Quantas empresas conseguem avaliar, reconhecer e motivar as pessoas conforme as suas individualidades para obter os melhores resultados de cada um?


Se alguém disser que em poucos consegue criar essa mentalidade e essa transformação em uma empresa, não acredite! Pode-se até adotar estratégias para obtenção de resultados em curto e médio prazo, mas isso é diferente de transformar e consolidar uma nova cultura. Isso exige diretrizes claras, processos bem estruturados, disciplina e comando (o chamado pulso firme). Acha fácil?


Para você entender a complexidade disso pense em você e veja quantas manias ou preferências pessoais você tem e que não são as mesmas das pessoas com quem convive. Agora faça uma correlação dessa situação com questões do dia-a-dia das empresas e imaginando que centenas ou milhares de trabalhadores terão que participar dessa mudança.


A fórmula para essa mudança? Trabalho, perseverança, desapego do passado, não ter medo para mudar nem orgulho para corrigir desvios! O que faz a diferença sobre o tempo para colher resultados está no ritmo empregado e, principalmente, na sinergia que os líderes conseguem criar em suas equipes.

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