gtag('config', 'AW-1066184524'); Falhas de comunicação interna refletem a satisfação dos clientes

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Falhas de comunicação interna refletem a satisfação dos clientes


Há uma série de princípios da neurolinguística que nos mostra que a comunicação vai muito alem do que é verbalizado ou escrito. Ou, então, há aquela máxima de que o corpo fala.


Nós, muitas vezes, temos total consciência e certeza de que estamos bem mas, de repente, contra a nossa vontade, algo nos acomete e nos faz parar para recuperação das forças. É algo inconsciente!


Com a comunicação das empresas acontece algo semelhante. Geralmente o conteúdo das comunicações é pensado e construído por um grupo de pessoas de alguma área da empresa que, via de regra, se preocupa demasiadamente com o alinhamento com metas e estratégias e com os efeitos sobre o público externo, ou melhor, sobre os clientes, descuidando-se da comunicação prévia com seus colaboradores e parceiros que, no final da linha, serão os responsáveis por demonstrar efetivamente que tudo o que os clientes leram, ouviram e sentiram da empresa, é verdade!


E mais, além de comunicar, conscientizar e preparar pessoas, é preciso preparar os processos, com seus componentes metodológicos e tecnológicos, que vão estabelecer as condições necessárias para que essas pessoas possam entregar tudo aquilo que foi prometido ao cliente.


Não adianta a cabeça da empresa achar que a força da comunicação com o mercado está garantida pelo grande investimento feito na geração, publicação, entrega e disponibilização de conteúdos para clientes, se o corpo da organização não estiver na mesma sintonia para fazer a entrega.


A imagem que o cliente forma de uma empresa e de seu produto ou serviço passa por um conjunto de fatores, e alguns deles diretamente relacionados às percepções formadas no atendimento pós venda. Se, nesse momento, o cliente tiver qualquer sinal contrário a toda expectativa formada, cabeça e corpo da padecerão.

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