gtag('config', 'AW-1066184524'); Comunicação Corporativa: Uma Arte!

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Comunicação Corporativa: Uma Arte!


Olá Qualinauta!


Um dos principais desafios das empresas está em sua capacidade de comunicar-se eficazmente com todos os seus colaboradores, pessoas de classes, culturas, educação e expectativas diferentes. Isso não é tarefa fácil, ainda mais quando pensamos em empresas com centenas ou milhares de funcionários.


Os profissionais da comunicação utilizam um arsenal de canais e meios para fazer com que a comunicação seja realizada com sucesso. O tempo demandado e o custo com murais, boletins, comunicados internos e alguns outros recursos não é baixo. É preciso se desdobrar, geralmente com pouco dinheiro, para se fazer algo que mantenha o interesse dos funcionários pela leitura e, ao mesmo tempo, consiga transmitir todos os conteúdos de interesse da empresa. Por isso, imaginar que murais, intranets e boletins, dentre outros, serão suficientes por si só é enganar-se!


O maior canal de comunicação de uma empresa está nas pessoas, nos gestores, aqueles que recebem uma informação de seus superiores e tem a responsabilidade de multiplicar com precisão e clareza. Quando essa cadeia funciona perfeitamente, tem-se aí o melhor canal de comunicação de uma empresa. Mas os líderes cometem algumas falhas nesta habilidade de “comunicar” porque:


  1. Estão sempre correndo, com pressa, e sem tempo para “gastar” com conversas com a sua equipe;

  2. São mal comunicados pelos seus superiores, não conseguem obter esclarecimentos e colocam em prática o famoso “telefone sem fio”, deixando sua equipe com informações incompletas, quando não incorretas;

  3. Preferem reter a informação e somente a replicar quando surgir algo que justifique, como se reter informação significasse “maior poder” ou “menor risco” dentro da empresa;

  4. Usam e abusam do e-mail, quando a sua equipe está muitas vezes num raio de 5 metros dele;

  5. Apresentam dificuldade para absorver e responder corretamente a questionamentos, dúvidas ou interpelações da sua equipe;

  6. Evitam o risco de interferir no conteúdo, replicando comunicados da forma como receberam, sem adequar a forma e a linguagem para o correto entendimento da sua equipe.

Por questões hierárquicas, quando surge um ruído de comunicação pode ser que o líder já fale “Ah! Você não compreendeu direito o que foi falado!” e logicamente poucos se atreverão a contrariar isso, mesmo que tenha lá no fundo certeza de que compreendeu tudo corretamente, não é? Mas, segundo a Neurolinguística, toda e qualquer falha de comunicação é de responsabilidade exclusiva do comunicador.


Desenvolver a habilidade de comunicação é algo trabalhado por poucas empresas, mas é algo vital para a manutenção de um bom ambiente e da relação de confiança, motivação e comprometimento interno. Líderes, pensem nisso!


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