gtag('config', 'AW-1066184524'); Como a sua empresa cuida da informação?

R. da Consolação, 222 – 19º andar

Consolação - São Paulo/SP

CEP.: 01302-901

+55 11 3289-5797

+55 11 3284-4976

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
Buscar
  • V2 Consulting

Como a sua empresa cuida da informação?


Se nós tivéssemos que identificar a unidade, o elemento, aquilo que move os negócios das empresas, certamente que citaríamos a informação.


Se pegarmos o famoso Ciclo PDCA, que engloba a capacidade da empresa de planejar, de executar processos conforme planejado, de medir resultados dos processos para verificar o alcance das metas e, principalmente, de saber agir sobre os desvios para melhorar todo esse ciclo, vemos que sem a informação ele se torna impossível.


Como planejar algo sem um conjunto sem se saber os pontos fortes e fracos da empresa e as ameaças e oportunidades existentes no mercado? Sem informação, planejamento virá instrumento de adivinhação e de percepções pessoais.


Como executar corretamente os processos se as diretrizes e regras para a sua realização não estiverem claramente definidas e compreendidas pelas pessoas? E como saber das pessoas o que pode ser melhorado? Sem informação, os processos de produção e de controle dessa produção seguem à sorte dos ventos.


Agora, se é uma máxima que “não se gerencia sem informação”, como uma empresa sobrevive e se torna competitiva se não tiver um fluxo de informação que garanta informações precisas e ágeis para quem precisa tomar decisões?


Imagino que quando menciono “tomar decisão”, logo vem à sua cabeça as pessoas da direção da empresa, mas não é bem assim. Hoje em dia, com o crescimento e a complexidade operacional das empresas, em todas as camadas da estrutura há tomada de decisão. A decisão que fica no topo é, sem dúvida, a mais importante para o direcionamento dos negócios, mas imagine, por exemplo, em uma central de atendimento quando o atendente está com um cliente na linha e ele quer uma informação que não está disponível ou atualizada no sistema? O que fazer? A decisão ou a atitude desse agente pode significar manter ou perder o cliente. E esse exemplo retrata bem o que acontece atualmente em muitas centrais de atendimento e que acaba onerando demasiadamente a empresa, em termos de imagem e financeiros.


Mas tenho a certeza de que na sua empresa não há falha no fluxo de informações, estou correto? Se não estou, vale o consolo de que a sua empresa está no bloco da maioria, mas nesse caso, pensando na concorrência de mercado, garanto que não será a maioria que irá vencer.

0 visualização