gtag('config', 'AW-1066184524');
Buscar
  • V2 Consulting

Back-office não foi, não é, nem nunca será uma solução!


Esse tal back-office, ou BO como muitos dizem, criou uma visão distorcida em muitos profissionais do setor de relacionamento.


Muitos falam com orgulho do seu back-office, alegando que ele “aliviou” o atendimento do primeiro nível ou, então, que ele permitiu formar uma equipe de atendimento altamente especializada, dentre outras justificativas, mas isso tudo, na verdade, serve para quem tem interesse nisso e por quem precisa convencer a outros.


Mas a verdade é que back-office nunca foi e nunca será uma solução para qualquer problema. Ele é um paliativo, que deveria ser usado como qualquer remédio para dor de cabeça, por um período de tempo limitado e, preferencialmente, curto.


Para quem terceiriza os seus contact centers, então, isso é ainda pior, porque o custo de uma posição de BO é superior ao custo de uma posição de atendimento. Daí, automaticamente, cria-se um conflito de interesses entre qual deveria ser o papel de uma empresa especialista, contratada para gerir operações de contact center com altos níveis de eficiência e qualidade, e seus objetivos de faturamento. E o conflito é simples: quantas empresas de telesserviços trabalham hoje para melhorar o atendimento do primeiro nível de um cliente, reduzir o tamanho do seu BO e, consequentemente, reduzir o seu faturamento com aquele cliente?


Se o FCR – First Call Resolution é hoje o melhor indicador para medir a saúde de uma central de atendimento e o seu princípio é o de resolver o máximo possível de situações no primeiro nível de atendimento, como alguém pode falar que um back office, que vive de resolver coisas em 2º nível, pode ser bom?


Se você é de uma empresa que terceiriza seus contact centers, cobre do seu prestador de serviços esforços para eliminar o BO de suas operações, mas saiba que certamente você também terá que fazer parte desses esforços, revisando seus processos internos, regras de negócio e níveis de alçada/autonomia.


Lançada a campanha: Abaixo o BO!

0 visualização

R. da Consolação, 222 – 19º andar

Consolação - São Paulo/SP

CEP.: 01302-901

+55 11 3289-5797

+55 11 3284-4976

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco